O proeminente criador de anime Tetsuo Hirakawa, conhecido por seus papéis em “Jujutsu Kaisen”, “Owari no Seraph” e “Grimório de Zero”, provocou intensa polêmica nas redes sociais após compartilhar uma publicação no Twitter. Em seu tuíte, Hirakawa abordou uma questão relacionada à distribuição desigual de um panfleto intitulado “Grande Análise do Prêmio de Literatura de Novos Escritores, Edição Estendida da Revista Literária Vol. 1)“.
Através do Twitter, ele escreveu:
- “O livreto 『大解剖!文學界新人賞 出張版文學界第1号』, que só é distribuído na Feira de Literatura, causou alguma polêmica por ser injusto com autores de outras regiões. Em sua versão digital, um dos membros da comissão de pré-leitura respondeu à pergunta sobre que tipo de obras gostaria de ler: “Pessoalmente, prefiro romances cujo conceito ou enredo não podem ser facilmente explicados. Se você quiser fazer uma declaração social, existem métodos mais eficazes do que um romance, e não há necessidade de gastar cem páginas em algo que pode ser comunicado em três linhas. Além disso, não quero ler mais romances sobre homens de meia-idade que são trabalhadores de escritório e que são desejados por mulheres jovens que poderiam ser suas filhas.” Essa sinceridade me fez rir.
A polêmica em torno das histórias de romance entre homens adultos e mulheres jovens é complexa. Por um lado, argumenta-se que tais tramas podem perpetuar estereótipos e dinâmicas de poder desequilibradas, contribuindo para a objetificação de mulheres jovens e a glorificação da diferença de idade sem um contexto crítico.
Por outro lado, alguns argumentam que a literatura deve refletir todas as facetas da experiência humana, incluindo a exploração de relações não convencionais ou mesmo problemáticas, desde que sejam abordadas com a profundidade e o contexto certos.
- “É uma forma de auto-realização?”
- “O único que podia escrever histórias assim e vendê-las era Akagawa Jiro.”
- “Mas olha, se há muitas submissões de romances desse gênero, significa que há muita procura, certo? Então você não pode cortá-los porque os juízes se cansam deles.”
- “A demanda das pessoas que querem escrever e a demanda das pessoas que querem ler são diferentes.”
- “Em primeiro lugar, você parece não gostar mais de romances em que o protagonista é popular.”
- “É um cenário comum em romances históricos, então não é surpreendente.”
- “Na maioria das vezes, o assustador dos fracos vence, eu acho.”
- “É normal que as tendências da história sejam tendenciosas dependendo do meio e do local de aplicação. Se a única coisa que você pode conseguir é um romance sobre um velho se relacionando com um menor, é isso que você vai conseguir.”
- “Há uma demanda por ficção realista sobre o sofrimento de homens de meia-idade que não são tão populares?”
- “Se o ambiente fosse assim, mesmo que houvesse um romance realmente interessante sobre um homem de meia-idade que se sente atraído por uma menina da idade de sua filha, ele seria cortado e enterrado com uma única ideia preconcebida. Eu me pergunto se essa é a maneira certa de olhar para isso.”
- “Há muito tempo, eles eram estudantes do ensino médio. Acho que as pessoas que leem esses livros chegaram a uma idade em que não conseguem mais se relacionar com os alunos do ensino médio.”
Fonte: Yaraon!
Deixe um Comentário